Como Adestrar seu Cão com Clicker

Treinar seu filhote com um Clicker é uma das maneiras mais eficazes e fáceis de ensiná-lo a se comportar. Além disso, é também a maneira mais humana de treinar um cão, porque se concentra no reforço positivo, e não na punição. este processo é bastante simples: clicar quando seu filhote exibir os comportamentos que você solicita e, em seguida, recompensá-lo com uma guloseima e palavras positivas. Neste artigo você aprenderá o que é, e como adestrar seu cão com um Clicker.

Entenda Como Funciona o Clicker para Adestramento

O treinamento com clicker tem sido usado em uma grande variedade de animais. Começando com pombos e incluindo cães, baleias, ursos, leões e até gatos. Para todos esses animais o processo é o mesmo. Um comando verbal é adicionado a um clique e eventualmente o animal não precisa mais do clique, apenas da deixa verbal.

É uma forma de condicionar seu cão a fazer as coisas que você quer que ele faça e a evitar comportamentos de que você não gosta. O Clicker é uma ferramenta que ajuda a treinar seu cão; não faz o treinamento para você. No entanto, o uso de um Clicker em vez de outras formas de treinamento demonstrou reduzir em cerca de um terço o tempo de treinamento.

O Clicker é um pequeno brinquedo que você pode comprar em qualquer loja de animais. Como eles são muito baratos, compre alguns e mantenha-os à mão o tempo todo. Ensine cada membro da família a usar o clicker para treinar adequadamente o seu cachorro. Além do clicker, você precisará de um suprimento constante de guloseimas para ajudá-lo a começar seu treinamento.

O adestramento com o Clicker poderá ser usado para ensinar qualquer tipo de comportamento. Aqui está um exemplo de como treinar seu cachorro para sentar com um Clicker. Ensinar um cão a sentar é uma parte essencial para ajudá-lo a entender quem está no comando da casa e como ele deve se comportar para chamar sua atenção.

Como Treinar seu Filhote para se Sentar com um Clicker

Escolha sua palavra ou frase de sinalização e um movimento de mão que a acompanhará. ‘Sentar’ é uma boa frase, por razões óbvias. Você também vai querer um movimento com a mão, talvez uma mão aberta, com a palma da mão voltada para baixo, fazendo um movimento suave para baixo. Siga os passos abaixo:

Passo 1: Dê o Comando e o Movimento ao Mesmo Tempo

Dê ao seu cachorro o comando e o movimento da mão ao mesmo tempo. Logo, você provavelmente terá que fazer isso repetidamente para que o filhote realmente se sente. Ele pode até precisar de alguma ajuda gentil para colocar seu traseiro no chão.

Passo 2: Não Esqueça do Petisco Sempre que o Cão Acertar

Assim que o seu cachorro se sentar, clique no comportamento e dê-lhe um petisco. O clique indica que ele fez a coisa certa. Ele ouve a deixa, faz o comportamento e ouve o clique e ganha uma guloseima.

Passo 3: Sempre Repita o Treinamento Semanalmente

Repita o treinamento com seu cachorro regularmente por várias semanas. Ele não entenderá na primeira vez e precisará que seja feito repetidamente até que entenda a dica verbal e visual para sentar.

Passo 4: Nem Sempre o Recompense com uma Guloseima

Após vários dias de treinamento, nem sempre o recompense com uma guloseima. Às vezes, basta dar-lhe um elogio verbal e um pouco de amor na forma de um tapinha na cabeça e um ‘bom menino’. Portanto, ele tem que aprender a fazer os comportamentos solicitados, mesmo que não seja recompensado com uma guloseima.

Passo 5: Dê o Comando sem o Clicker

Eventualmente, você poderá solicitar comportamentos sem o Clicker. Seu cão deve aprender rapidamente a responder à sua sugestão visual. Ele até aprenderá a responder apenas à sua deixa física, desde que você mantenha a consistência nessas dicas.

O Treinamento com Clicker pode Ensinar Vários Truques ao seu cão

O treinamento do Clicker poderá ser usado para ensinar ao seu cão todos os tipos de truques e comportamentos. Seu cão poderá sentar, deitar e até mesmo entrar no canil com o uso de um Clicker. Tudo poderá ser realizado sem nunca ter que punir seu cão, bater ou desmoralizá-lo de alguma outra forma.

Os cães, como as crianças, reagem à sua atenção, seja um reforço negativo ou positivo. Quando o seu cachorro se dá bem, é recompensado com carinho e um agrado. Logo, quando ele não faz o que você quer, ele não ganha nada. Sempre quando ele exibir comportamentos que você não deseja, ignore-o e esses comportamentos irão embora.

Filhotes são como esponjas, você pode treiná-los para fazer o que quiser. Algumas pessoas treinam seus cães para tocarem uma campainha quando desejam ser liberados ou liberados para entrar em casa.

Você pode treiná-lo para sentar ao lado da comida e esperar até que você dê permissão para comer. Portanto, quanto mais tempo você passar treinando seu cão, mais ele gostará de aprender coisas novas, porque saberá que o agradou.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp